Já iniciou Julho, mas se você, assim como eu, aaaama essa época do ano, já deve ter feito Festa Junina, Julina e quem sabe até Agostina (confesso que eu já fiz e mais de uma vez,) hahaha.. então ainda da tempo de aproveitar essas dicas maravilhosas!!
A Festa Junina é uma das celebrações mais queridas do Brasil, repleta de cores, sabores e tradições que encantam pessoas de todas as idades. É também, uma festa tradicional, marcada por danças e comidas típicas, brincadeiras e muita alegria.
Originada das festas dos santos populares na Europa, especialmente de São João, a Festa Junina chegou ao Brasil com os colonizadores portugueses e se misturou às tradições indígenas e africanas, criando uma celebração única e rica em cultura.
Se você está planejando uma festa junina em casa, este post é para você! Aqui, vamos compartilhar curiosidades, dicas de decoração, roupas típicas, sugestões de maquiagem moderna, brincadeiras, muita comida boa e até uma playlist especial para animar a noite.
Bora curtir essa festança sô!!
Curiosidades sobre a Festa Junina
A origem da Festa Junina remonta à Europa, onde eram celebrados festivais pagãos em homenagem ao solstício de verão. No Brasil, essa tradição foi adaptada pelos colonizadores portugueses para coincidir com o Dia de Santo Antônio, São João e São Pedro. Com o tempo, a festa ganhou elementos das culturas indígenas e africanas, e referências típicas brasileiras, como danças, músicas e comidas regionais, tornando-se a celebração que conhecemos e amamos hoje.
Bora pras delícias que não podem faltar na nossa festa!
Cachorro-quente! E por aqui a gente gosta daquele caseiro, ferve a salsicha, faz aquele molho de tomate no capricho, bem temperadinho e ai coloca tudo que tiver direito, bacon, milho, purê, batata palha…
Pastelzin! E vale de tudo que é sabor, carne, queijo, frango, palmito… o importante é deixar o ‘pessoar’ feliz!
Cuscuz! Aqui nós fazemos o Paulista, porque só sabemos esse mesmo, hahaha, mas vamos alternando, as vezes com sardinha, as vezes com atum, pra deixar a turma feliz!!
Kafta! Um ‘espetin’ de carne é bão dimais da conta sô, então não pode faltar!!
E pra fechar, uma pipoquinha para ir petiscando entre um prato e outro!
E fora esses que são essenciais, vale deixar a vontade e a criatividade manifestar e fazer aquela sua torta preferida, amendoizin tbm vale, ou, além do pastel, pedir salgadinhos variados, coxinha, quibe… que também é muito bão!!
E agooora, bora pros ‘docin’ e bebidas!!
Na mesa de doce não pode faltar booolo, ihuul, e os meus preferidos são os de fubá cremoso e fubá com goiabada!! Tem também o tradicional bolo de milho e por aqui as vezes aparece bolo de cenoura e até de chocolate (seguimos na intenção de agradar todo mundo, hahaha)
Outros docinhos típicos que precisam fazer parte da festa, pra mim, em 1º lugar, a paçoquinha, mas também, doce de abóbora e de batata, maçã do amor, pé de moleque, canjica…
Óia, a lista de doce é grande viu, ainda mais se deixar a imaginação fluir, ano passado fizemos até brigadeiro de milho, e num é que ficou bão?!
E na parte das bebidas, temos a famosa dupla, quentão e vinho quente. Por aqui sempre rola uma cachacinha da boa, cerveja e até um chocolate quente, e aqui a dica é adicionar conhaque, fica mió ainda, hahaha!!
Fato Interessante sobre as Comidas Típicas
Um dos pratos mais conhecidos da Festa Junina é o bolo de milho. O milho, ingrediente principal, era amplamente cultivado pelos povos indígenas antes da chegada dos colonizadores. Além de ser nutritivo, o milho é versátil e pode ser usado em diversas receitas também muito populares nas festas juninas, como curau, canjica, e a pamonha, que é feita de milho verde ralado e seu nome vem do termo tupi “pa’muñã”, que significa “pegajoso”, uma referência à textura do prato.
Dicas de Decoração
Para criar uma atmosfera autêntica de Festa Junina em casa, a decoração é essencial. Aqui estão algumas dicas para transformar seu espaço:
Bandeirinhas: Coloridas e vibrantes, são indispensáveis e podem ser feitas com papel de seda ou crepom. Pendure-as em cordões pelo ambiente.
Balões de Papel: Outra decoração clássica, que pode ser pendurada no teto ou usada como centro de mesa. Os balões de papel são fáceis de fazer e dão um charme especial.
Fogueira Cenográfica: Use papel celofane vermelho, laranja e amarelo para criar uma fogueira decorativa.
Palha e Chitão: Use esses materiais para enfeitar mesas, cadeiras e outros itens. A palha pode ser utilizada em chapéus e acessórios, enquanto o tecido chitão adiciona um toque rústico.
Mesa de Comidas: Organize uma mesa com toalhas xadrez, para dar um toque rústico e tradicional, chapéus de palha e cestas, onde você pode colocar as comidas típicas, usando-as também como parte da decoração
Espantalhos de Palha: Espantalhos pequenos de palha, podem ser espalhados pelo ambiente para complementar a decoração.
E aqui no nosso blog, você encontra um artigo recheado de dicas de decoração, para fazer aquela festa “bunita demais da conta sô”!! E muitas delas, reutilizando coisas que temos em casa e que muitas vezes iriam até para o lixo! Bora conferir?!!
Roupas e Maquiagem
Hoje temos muitos looks lindos e modernos de festa junina, mas se você está pensando em uma festa mais convencional, vale ainda apostar nas roupas típicas e mais tradicionais!
Os trajes juninos são um show à parte. Para as mulheres, o vestido caipira é a escolha mais habitual, normalmente coloridos com estampas florais ou xadrez, combinados com saias rodadas, babados e fitas. Para complementar o look, um chapéu de palha e/ou tranças no cabelo dão aquele toque especial.
Para os homens, o traje ideal é composto de camisa xadrez, calças remendadas e chapéu de palha, para finalizar, uma gravatinha colorida deixa o look ainda mais charmoso.
Porém, se você está procurando por algo mais moderno, mas ainda assim, lindo e com cara de festa junina, vem ver esse post com várias ideias e inspirações para você arrasar nas festanças!!
Falando um pouquinho sobre a make, temos aquela tradicional bochecha rosada com as pintinhas para as moças, e para os rapazes que não tem muita barba, vale fazer uma fake com lápis de olho ou sombra preta.
Mas, pra mulherada, mesmo optando por um look mais tradicional, a maquiagem pode ter um toque mais moderno. Para um ar mais festivo, aposte em sombras e delineados coloridos. O blush rosado pode ser bem interessante, só que mais suave e você pode adicionar em um iluminador para dar um brilho extra. Para os lábios, batons vibrantes, como vermelho ou laranja, são uma ótima opção.
E… se você desenha bem ou conhece alguém que desenhe, as maquiagens mais artísticas, com desenhos de bandeirinhas próximos aos olhos por exemplo, estão em alta!! Acesse nosso post para saber mais, ver várias ideias e deixar a criatividade aflorar!!
Brincadeiras para Todas as Idades
Para garantir a diversão de todos, uma brincadeira clássica e inclusiva é a quadrilha. Organize uma dança com todos os convidados, onde cada um pode interpretar um personagem (noivo, noiva, padre, etc.) e quem não gosta ou não puder dançar, pode ser o narrador. A pescaria também, é uma ideia em que todos podem participar, tentando pescar peixinhos de brinquedo para ganhar prêmios simples e divertidos.
Outras brincadeiras divertidas e fáceis de organizar, com itens baratos e que muitas vezes temos em casa, são: a corrida do saco, que garante risadas e diversão para todas as idades; o jogo de argolas, onde vc pode usar garrafas que iriam para o lixo, enfeitá-las e utilizar como as bases para acertar as argolas; e a brincadeira acerte o rabo do burro!
E se sua galera gosta de tomar uma, vale apostar em brincadeiras como o beer pong. E para aqueles que não dançam, mas não perdem a oportunidade de mostrar o talento a cantoria, um karaokê sempre faz sucesso e rende muitas risadas!
Playlist de Festa Junina
E, é claro, não poderíamos encerrar essa prosa sem uma playlist, pois, nenhuma festa está completa sem música! Aqui estão alguma opções de músicas típicas para animar sua Festa Junina:
– “Asa Branca” – Luiz Gonzaga
– “Olha Pro Céu” – Luiz Gonzaga
– “Pula a Fogueira” – Francisco Alves
– “Capelinha de Melão” – João de Barro e Adalberto Ribeiro
– “São João na Roça” – Luiz Gonzaga
– “O Sanfoneiro Só Tocava Isso” – Luiz Gonzaga
– “Noites Brasileiras” – Luiz Gonzaga
– “Festa na Roça” – Dominguinhos
– “Isso Aqui Tá Bom Demais” – Dominguinhos
– “Pagode Russo” – Luiz Gonzaga
O papo “tava bão”, mas vamos finalizando por aqui..
E lembre-se, organizar uma Festa Junina em casa pode ser uma experiência divertida e econômica. Com um pouco de criatividade e planejamento, sua festa será um sucesso, cheia de tradições, diversão e muita alegria.
Aposte nas dicas de decoração, roupas e maquiagem, e não se esqueça das brincadeiras e da música para garantir uma noite de muita diversão e tradição. Boa festa e Viva São João!